A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais deu início, na última quinta-feira (20/03), à campanha de Busca Ativa Escolar 2025 – “Lugar de Estudante é na Escola”. Este ano, uma das novidades é a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), sempre visando as melhores estratégias para localizar e reintegrar estudantes infrequentes, evitando a evasão e o abandono escolar.
Entre as adições à campanha, constam “uma nova metodologia social e uma plataforma digital para identificar e mapear crianças e adolescentes em situação de risco, abandono ou evasão”. Além disso, o Unicef também oferece formações para os profissionais da educação, em plataformas online, que ajudarão no combate à evasão escolar.
O Governo Estadual também estipulou o Comitê Estadual Intersetorial Central de Busca Ativa Escolar, que será composto por membros das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Desenvolvimento Social (Sedese) e Saúde (SES), além de membros do Conselho Estadual de Educação (CEE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
As ações de enfrentamento à evasão e abandono escolar são realizadas desde 2019, e em 2023 foi criado o Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar, que atua em três bases: Busca Ativa, Diário Escolar Digital + (DED+) e Garantia dos Direitos de Aprendizagem. Em 2023, cerca de 68 mil alunos voltaram à escola graças à iniciativa, número que subiu para aproximadamente 94 mil em 2024.