Ser obrigado a escolher uma profissão quando ainda se é muito jovem é uma das tarefas mais ingratas de todos os tempos. Se entre os 17 e 20 anos, nós mal sabemos quem somos e o que queremos, o que dizer da definição sobre o trabalho que, supostamente, irá nos sustentar pelo resto da vida?

Diante disso, a Escola Estadual Padre Benevenuto com o objetivo de possibilitar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma melhor percepção de si mesmos, ofereceu-lhes um TESTE VOCACIONAL, realizado em parceria com a Secretaria de Serviço Social, sob orientação do psicólogo Isaías Cléber Martins Gonçalves.

Levando em consideração o perfil do alunado, as suas habilidades, personalidades e inclinações profissionais, resultados dos testes vocacionais, a Escola organizou no dia 01/12/2023 o I FÓRUM VOCACIONAL - Benevenuto em ação - em parceria com profissionais e acadêmicos da Faculdade Dinâmica de Ponte Nova/MG, das áreas de Ciências Contábeis, Nutrição, Farmácia, Direito, Administração, Enfermagem e Serviço Social. A Escola contou também com a parceria de profissionais locais que atuam na área da segurança Pública, da Agronomia, Engenharia e Assistência Social que garantiram credibilidade e sucesso ao evento.

Profissionais e alunos da Faculdade Dinâmica - DIFAP que participaram do Fórum juntamente com a direção da E.E. Padre Benevenuto.

Abertura dos trabalhos pela diretora Maria das Graças Moutinho Cardoso Dias

Paulo Edson, 2º Sargento da Polícia Militar de Jequeri/MG, Rogério Rezende - investigador aposentado da Polícia Civil, Matheus - Acadêmico de Direito da DIFAP e alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Andréia, agrônoma e funcionária da EMATER Jequeri, Maycon acadêmicos do Curso de Administração da DIFAP e alunos do 3º ano do Ensino Médio.

O Fórum Vocacional contribuiu para que os alunos pudessem conhecer mais a respeito do mundo do mercado de trabalho e o universo acadêmico através dos relatos de profissionais e reflexão sobre projeto de vida. E ainda permitiu que a escola se transformasse em um espaço de ação, o que proporcionou aos alunos um direcionamento para ajudá-los a identificar as áreas que mais despertam os seus interesses.

A E.E. Padre Benevenuto espera que o I Fórum Vocacional tenha sido uma experiência marcante para alunos e toda comunidade escolar, pois enquanto entidade educadora, tem buscado formar jovens autônomos, solidários e competentes, que estejam preparados para enfrentar todos os desafios do mundo contemporâneo, entre eles o mundo do trabalho e o mundo acadêmico.

Fonte: EE Padre Benevenuto