Nascido na zona rural de Guaraciaba, Edmilson Anjos dos Santos formou-se em Pedagogia em 26 de junho de 2025, na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O estudante, de 43 anos, tornou-se o primeiro estudante cego a se formar na UFV.
A conquista veio depois de inúmeros desafios, superando a educação tardia, e representa para Edmilson não apenas uma mudança de vida, como também a oportunidade de abrir caminhos para outras pessoas como ele.
Alfabetizado só depois dos 20 anos, Edmilson procurou a escola municipal de sua comunidade por conta própria e frequentou as aulas junto com crianças de 7 anos, sempre com desafios pela falta de adaptação a suas necessidades. Mais tarde, ao descobrir a Sala de Recursos de uma escola estadual em Ponte Nova, finalmente aprendeu braile e evoluiu nos estudos.
Concluiu o Ensino Fundamental e o Médio pelo CESEC também em Ponte Nova e, em 2017, conquistou nota suficiente no ENEM para ingressar na UFV.
Seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), “Vivências e experiências nos espaços e corredores da UFV: relato de um estudante cego no ensino superior”, foi um reflexo de suas vivências como uma pessoa com deficiência na universidade.
Leia a matéria completa pela jornalista Nathália Fontes no site do g1 Zona da Mata