EJA – Educação de Jovens e Adultos

Anualmente, a Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realiza “seminários de boas práticas EJA” para socializar o trabalho exitoso desenvolvido em todo o estado, pelos professores da rede com esta modalidade. Através de eventos regionais, os trabalhos que mais se destacam são selecionados para participar do Seminário Estadual ao final de cada ano letivo.

Este ano, no último dia 25 de outubro, aconteceu o Seminário Regional de Boas Práticas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da SRE Ponte Nova, no qual foram apresentados quatro dos 18 trabalhos encaminhados à coordenação regional da EJA.

São eles: Produção Textual e Inclusão Digital, da EE Professor Cândido Gomes/ Alvinópolis; Arte Contemporânea Popular, do CESEC Professora Vera Parentoni/ Ponte Nova; Mercado de trabalho e empregabilidade para recuperandos da APAC, da EE Professor Cid Batista/ Viçosa e O CESEC valoriza as mulheres, do CESEC Doutor Altamiro Saraiva Ribeiro/ Viçosa.

O seminário foi transmitido pelo canal do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da SRE Ponte Nova no Youtube e pode ser acessado pelo link: https://youtube.com/live/kFKPvPaW16k

Prestigiaram o evento Juliano Alves Andrade, representando a Coordenação Estadual da EJA e Susana Lúcia do Nascimento, Diretora da Diretoria Educacional da SRE Ponte Nova. Ambos se pronunciaram destacando a importância do seminário e parabenizando as escolas pelos trabalhos realizados. O seminário foi conduzido pela equipe de coordenação regional da EJA: Denise Maria Pinto e Pollyanna Valente e contou com suporte tecnológico de André Rodrigues Bonutti, coordenador do NTE na regional.

Durante o evento, os internautas puderam interagir através do chat e das enquetes realizadas, cujo propósito era saber a opinião do público sobre qual trabalho deveria representar a SRE Ponte Nova no Seminário Estadual, que acontecerá em novembro 2023. O resultado da enquete apontou como favorito o trabalho Arte Contemporânea Popular. A classificação em ordem de preferência foi: Arte Contemporânea Popular (CESEC Profa. Vera Parentoni), Produção Textual e Inclusão Digital (EE Prof. Cândido Gomes), Mercado de trabalho e empregabilidade para recuperandos da APAC (EE Prof. Cid Batista) e O CESEC valoriza as mulheres (CESEC Dr. Altamiro Saraiva Ribeiro). Parabenizamos a todos os professores e escolas participantes e agradecemos à SEE/MG por oportunizar a vivência do Seminário de Boas Práticas EJA.

Fonte: Pollyanna Valente - Diretoria Educacional