Dando sequência às ações em parceria com o Instituto Avaliar, a SEE/MG realizará o pré-teste dos itens interativos digitais, com previsão de início no dia 07/08/23 e término até 11/08/23. A pré-testagem faz parte do processo de confecção de novos itens e possibilita tanto a calibragem das questões quanto a análise qualitativa das avaliações onde estes itens serão utilizados. Não serão gerados resultados às escolas e turmas participantes, uma vez que o objetivo é avaliar somente a qualidade e as características dos itens.

Nesta etapa, serão pré-testados itens interativos digitais de todos os componentes curriculares, cuja aplicação será on-line, utilizando os laboratórios de informática das escolas estaduais. A aplicação será realizada nas turmas regulares do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio selecionadas pela SEE/MG.

Assim como ocorreu nas etapas de pré-testagem anteriores, o Instituto Avaliar fará contato com as escolas estaduais selecionadas antecipadamente para planejamento da ação e será responsável por fornecer suporte aos responsáveis que acompanharão os estudantes durante a pré-testagem. A relação das unidades selecionadas foi disponibilizada para a SRE, que já contatou e orientou as escolas selecionadas.

A participação das escolas selecionadas é obrigatória e a aplicação ocorrerá no turno regular das turmas, podendo acontecer nos três turnos de funcionamento, não sendo possível a alteração das datas planejadas. Caberá ao Diretor Escolar garantir o ambiente adequado de realização do pré-teste, assim como designar o responsável na escola que acompanhará a ação.

A equipe do Instituto Avaliar realizará o monitoramento da aplicação e entrará em contato com as escolas e Superintendência Regional de Ensino fornecendo um feedback da execução do pré-teste e esclarecendo dúvidas.

Texto: Sara de Assis Santana

Fonte:  Memorando SEE/DAVE nº 7/2023 e Memorando SEE/DAVE nº 43/2023

Imagem: foto do laboratório de informática da EE Benedito Valadares/Raul Soares, disponível no Facebook.