Elaboração de Revista como recurso didático no ensino remoto 

A Escola Estadual José de Assis Pinto, sempre zelosa em relação ao bem-estar dos seus estudantes, desenvolveu, no período de 21 a 26 de junho de 2021, a Semana de Prevenção às Drogas. A fim de trabalhar a conscientização acerca deste grande problema social, as professoras Josiane Fialho e Taiane Machado desenvolveram uma parceria para trabalharem de forma diferenciada e envolverem os discentes nas discussões sobre o assunto.  

Para isso, a professora Josiane Fialho discutiu com os alunos questões ligadas aos famosos, evidenciando que, no mundo artístico, o uso de drogas tem encurtado carreiras muito promissoras. Para exemplificar tal fato, expôs vídeos com depoimentos de diversos famosos como Renato Russo, Nando Reis, Chorão, entre outros. A seguir, a professora propôs que os alunos produzissem textos que retratassem situações relacionadas às discussões, que investigassem e trouxessem relatos de amigos e/ou familiares (com nomes fictícios). Os discentes poderiam ainda escrever comentários acerca dos vídeos trabalhados em sala de aula e falar sobre as diversas formas de prevenção. Procurou-se não impor um gênero específico, deixando os estudantes bem livres no momento da escolha. Para complementar o trabalho, foi solicitado que enviassem uma ou duas imagens representativas. 

Como complementação a essa parceria, a professora Taiane Machado, trabalhou em sala de aula a interpretação de uma carta anônima de um jovem drogado ao seu pai. A partir da leitura da carta, os estudantes listaram os possíveis motivos que levam uma pessoa a ingressar no mundo das drogas, as consequências dessas substâncias para a vida dos usuários e a finalidade do texto em questão. Ressaltou-se, durante a roda de conversa, a importância do diálogo e das relações familiares. Também foi trabalhada a canção “Tem alguém aí?”, do cantor Gabriel, o pensador. Durante a análise da música, discutiu-se sobre o “beco sem saída” no qual os usuários de drogas se encontram, ressaltando mais uma vez, conforme bem diz a letra da canção, que a droga “é uma confortável ilusão: parece liberdade, mas na verdade é uma prisão”. 

Após o término das discussões em sala de aula, os discentes realizaram as produções textuais baseados nos conhecimentos adquiridos. Os textos foram revisados e utilizados para a elaboração da Revista titulada “Drogas: percepções dos estudantes do Ensino Médio”. A revista foi editada e estruturada de forma bem criativa de modo a atrair atenção dos leitores. Sendo assim, o desenvolvimento deste projeto foi de suma importância, pois valorizou e divulgou o trabalho dos estudantes, contribuindo não só para a obtenção do conhecimento, mas para a formação crítica e reflexiva dos mesmos. 

A Revista “Drogas: percepções dos estudantes do Ensino Médio” foi apresentada para toda a comunidade escolar no dia 26 de junho durante a realização do sábado letivo on-line, onde estava presente também representantes da Comunidade Terapêutica Renascer, um local que auxilia dependentes químicos em sua recuperação. E foi destacado pela escola que a Revista estará disponível para a Comunidade no formato impresso e digital, para que possa auxiliar no trabalho que realizam.

A Escola Estadual José de Assis Pinto se sente orgulhosa por ter em mãos um material tão rico produzido pela própria instituição! Parabéns a todos os envolvidos!

Texto: Josiane Fialho, professora de Química e Taiane Machado, professora de Língua Portuguesa, ambas docentes da Escola Estadual José de Assis Pinto.

Imagem: Capa da Revista “Drogas: percepções dos estudantes do Ensino Médio” elaborada pelos estudantes do Ensino Médio e as professoras Josiane Fialho e Taiane Machado. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova
Rua Professor Raimundo Martiniano Ferreira, 338 - Bairro Jardim
CEP: 35430-218 | Ponte Nova/MG
Contato: (31) 3819-5550