CESEC Viçosa realiza Ciclo Formativo sobre a EJA Novos Rumos

Neste mês de junho, o CESEC Dr. Altamiro Saraiva iniciou um potente projeto de Ciclos Formativos sobre a EJA Novos Rumos. Inspirada pelo curso formativo “Introdução à Formação Pedagógica EJA Novos Rumos”, a diretora Lídia David Leal Miranda propôs a atividade com o objetivo de alinhar os estudos teóricos com as práticas pedagógicas do CESEC Viçosa.

No 1º Encontro Formativo, o prof. Marcelo Rodrigues de Lima - Professor Referência da EJA Novos Rumos e Orientador de Aprendizagem de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental - apresentou um panorama da Educação de Jovens e Adultos no cenário mineiro, os pressupostos metodológicos e as diretrizes da EJA Novos Rumos. No segundo momento, conduziu uma discussão sobre “Os sujeitos da EJA”. Foi um importante momento de reflexão sobre a diversidade e as singularidades dos(as) estudantes do CESEC.

Na última sexta-feira (11), a escola promoveu o 2º Encontro Formativo. A professora Cátia Meire Resende – Orientadora de Aprendizagem de Geografia, do Ensino Fundamental – apresentou, detalhadamente, o Caderno Pedagógico EJA Novos Rumos e conduziu a discussão “O caderno EJA Novos Rumos na prática e o CESEC”. Em seguida, a professora Josiane Aparecida Duarte Batista – Orientadora de Aprendizagem de Física, do Ensino Médio – conduziu o momento formativo sobre “A organização do Trabalho Pedagógico na EJA”. Os(as) professores(as) refletiram sobre a proposta de ensino com foco no desenvolvimento de habilidades, a matriz curricular e o planejamento pedagógico na modalidade EJA.

A partir das discussões, são definidas ações pedagógicas estratégicas centradas nos sujeitos da aprendizagem, no fortalecimento da autonomia e na valorização dos saberes próprios das trajetórias de vida.

Esse Ciclo Formativo integra as várias ações desenvolvidas no âmbito do Projeto “CESEC Viçosa em Movimento”. Desde junho de 2020, o CESEC Viçosa desenvolve ações integradas de acolhimento e de desenvolvimento de experiências de aprendizagens no contexto do REANP, a partir da realidade e das singularidades dos(as) estudantes da EJA.

Texto: Marcelo Rodrigues de Lima - Professor de Língua Portuguesa

Imagem:  foto do evento no  Google Meet.