No último sábado, 29 de maio, foi realizado um sábado letivo especial na Escola Estadual José de Assis Pinto. Com o tema “A Importância dos Estudos”, os palestrantes convidados foram antigos alunos da instituição que hoje dão sequência aos estudos em cursos de graduação e um deles, inclusive, já se formou e atua na área.

Inicialmente, a ex-aluna, Jéssica Cristina, falou sobre o papel da Escola Estadual José de Assis Pinto em sua vida, retratando também as suas perspectivas ao ingressar em uma Universidade Federal e os primeiros desafios enfrentados.

A seguir, a ex-aluna Amanda, que hoje cursa Pedagogia na Universidade Federal de Viçosa, falou sobre os projetos que participou enquanto estudava na Escola Estadual José de Assis Pinto. Através de relatos emocionantes, a nossa convidada manteve toda a comunidade escolar imersa em suas saudosas lembranças. Ela conversou ainda com os atuais alunos destacando as principais dificuldades enfrentadas no decorrer de sua trajetória formativa e reforçando a importância dos estudos. Estimou os discentes a se dedicarem e a entenderem que todos são capazes desde que lutem pelos seus próprios sonhos.

O próximo a falar foi ex-aluno Jeferson Marçal, antigo presidente do colegiado da instituição. Em seus relatos, além de demonstrar o amor que sente pela escola, trouxe algumas comparações entre metodologias aplicadas durante a formação inicial e aquelas que são desenvolvidas na universidade. Estimulou os alunos a lerem, a pesquisarem e a se dedicarem ao máximo e falou ainda sobre a Educação do Campo – curso em que atua na UFV.

Para fechar os relatos dos estudantes, a ex-aluna Amanda Kelly falou sobre todo o seu percurso formativo e sobre o papel fundamental de pessoas que nos apoiem na busca por nossos sonhos. Nesse sentido, a nossa convidada destacou a importância dos seus avós em sua trajetória e enfatizou que, mesmo após as perdas dos mesmos, buscou forças e conseguiu se tornar uma nutricionista. Apesar das dificuldades, nunca desistiu dos estudos e, se hoje se sente uma mulher realizada, isto se deve ao fato de atuar na área que tanto gosta e de ter imenso amor pelo que faz.

Para encerrar o evento, os quatro convidados recitaram o poema “Um pouco da minha trajetória ‘meus relatos’”, produzido pela palestrante Amanda Mara. Foi novamente um momento de grande comoção, pois através dos versos declamados, toda a comunidade escolar pôde reviver na memória tais momentos.

Após a declamação, foi apresentado um vídeo no qual continham as fotos do percurso formativo dos quatro ex-alunos. As fotos exibidas foram acompanhadas da canção “Educação: é o que começa tudo, é o que muda o mundo!”.

Foi um sábado que realmente fez diferença na vida de todos aqueles que dele puderam participar. Conforme diz a letra da canção “A educação transforma vidas” e foi isso que, através dos relatos, pudemos presenciar na prática.

Texto: Taiane Aparecida Machado - professora de Língua Portuguesa, da E.E. José de Assis Pinto

Imagens: Folder da divulgação no facebook da escola  e fotos do evento no  Google Meet.