Currículo Referência de Minas Gerais

CRMG

O Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental foi construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é resultado da revisão dos currículos pré-existentes nas redes públicas mineiras.

A Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais desenvolveu o Plano de Curso CRMG, como um instrumento de auxílio, orientação e consulta. Através dele o professor pode conhecer melhor cada componente presente no CRMG.

O Plano de Curso do CRMG auxilia no processo de implementação do Currículo Referência de Minas Gerais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nas escolas dos Sistemas de Ensino de Minas Gerais devido a necessidade de estabelecer os direitos e objetivos de aprendizagem a todos os estudantes de Minas Gerais, garantindo um ensino de qualidade, com equidade, e o trânsito entre as instituições e redes de ensino, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do estado.

Acesse o Plano de Curso do CRMG pelo Portal do Currículo Referência de Minas Gerais usando o link: https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/index.php/plano-de-cursos-crmg

Os planos de curso do Ensino Médio ainda não foram disponibilizados devido a não homologação do CRMG pelo CEE/MG.

O Plano de Curso CRMG está organizado de forma bimestral, é um documento estruturado por ano de escolaridade e por Componente Curricular, constando a descrição das unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), alinhados às Matrizes de Referência do SAEB e aos conteúdos dos livros didáticos (PNLD) mais selecionados no Estado. Em cada Componente Curricular, as habilidades foram distribuídas por bimestre e mensalmente de acordo com a progressão, tornando-as mais complexas e aprofundadas à medida que o (a) estudante percorre sua trajetória escolar. A progressão das habilidades é compreendida pela relação entre o processo cognitivo e o objeto do conhecimento ao se mobilizar uma ação no percurso das aprendizagens dos (as) estudantes.

Aos componentes curriculares que não possuem sua própria Matriz de Referência de descritores (SAEB) foi feita uma interdisciplinaridade com as Matrizes de Língua Portuguesa e Matemática, alinhando os descritores dessas matrizes que podem ser contemplados no desenvolvimento das habilidades dos demais componentes curriculares. Esse alinhamento foi feito para auxiliar e evidenciar ao educador a relação entre todos os componentes curriculares.

O Plano de Curso do CRMG não traz consigo uma receita pronta e está aberto a adequações de acordo com a realidade do território, dos estudantes e da criatividade e experiência do (a) professor (a).

Texto: Adaptado pela Diretoria Educacional

Fonte: Resolução Nº 470, de 27 de junho de 2019

Imagem: https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/images/Noticias/NOTCIAS_CURRCULO_REFERNCIA_ENSINO_MDIO_2.png