Abertas pré-inscrições - curso do Programa Formação pela Escola – Competências Básicas

A tutoria do Programa Formação pela Escola informa que estão abertas as pré-inscrições até o dia 25/02/2020, para o curso Competências Básicas.

Competências Básicas

Carga horária: 60 horas.

Período de oferta: 13/03 a 20/04/2020 (caso haja demanda)

Descrição: O Curso disponibiliza informações sobre as políticas públicas, na área da educação, executadas pelo governo federal, o financiamento dessas políticas e o papel do FNDE no apoio a efetivação dessas políticas.

Ementa: Agrega informações relativas às políticas públicas na área social, particularmente no campo da educação, suas formas de financiamento e de controle social. Aborda, ainda, o apoio do FNDE às políticas públicas voltadas para a educação básica.

Objetivos gerais:

Compreender o sentido das políticas públicas na área social, no contexto da sociedade contemporânea;

Reconhecer as políticas para a educação básica, implementadas pelo Estado brasileiro;

Conhecer as fontes de financiamento da educação básica e os mecanismos para que a comunidade faça o acompanhamento e o controle social dos recursos destinados à educação;

Reconhecer o papel social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no apoio às políticas públicas para a educação básica, mediante a implementação de diferentes programas, ações e projetos e ainda mediante o financiamento de projetos educacionais;

Conhecer a dinâmica dos conselhos que atuam no controle das ações, programas e projetos educacionais, e como se dá a participação da comunidade nesses conselhos.

O curso está dividido em 5 unidades assim descritas:

Unidade I – Políticas públicas na área social

Unidade II – Políticas para a educação básica

Unidade III – Financiamento da educação básica

Unidade IV – Os programas e ações do FNDE

Unidade V – O controle social no âmbito das políticas públicas para a educação

Público alvo: Conselheiros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), Conselheiros do CACS (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB), membros do Conselho Municipal de Educação, Membros do Conselho Tutelar, técnicos municipais/estaduais que atuam na execução de programas do FNDE, prefeitos municipais, secretários municipais de educação, diretores, vice-diretores e secretários/auxiliares de secretaria de escola (municipal e estadual), professores, estudantes universitários e interessados da sociedade civil.

Pré-requisitos: ter idade igual ou superior a 18 anos, boa leitura, escrita e interpretação e conhecimentos de informática básica.

Segue links para realização da pré-inscrição:

Se você nunca participou de nenhum dos cursos ofertados pelo Programa Formação pela Escola clique aqui: https://forms.gle/KyQYoEUihi2ZuEnC9

Se você já participou de um dos cursos do Programa Formação pela Escola clique aqui:

É de fundamental importância que os dados informados na pré-inscrição estejam corretos pois as tutoras entrarão em contato para confirmação da matrícula por e-mail.

Gentileza divulgar!

Vagas limitadas!

Maria Helena (Leninha) e Sara Santana - Tutoras do Programa Formação pela Escola - SRE - Ponte Nova

Adaptação do texto: Sara de Assis Santana

Texto e imagens originais disponível em: www.fnde.gov.br/index.php/programas/formacao-pela-escola/cursos-ofertados/cursos.