Os alunos das turmas de 3º, 4º e 5º anos – Ensino Fundamental Anos Iniciais – da Escola Municipal “Professora Alves de Souza” e da Escola Municipal “Professora Maria Campos Sette” do município de São Pedro dos Ferros, participaram durante o mês de agosto do Projeto Matemática na “Ponta da Língua”.

O projeto foi implementado pelos professores, com o objetivo de incentivar os alunos a participar ativamente na construção, interpretação e resolução das situações-problemas, validar estratégias e resultados, desenvolver formas de raciocínio, conceitos e procedimentos matemáticos, a partir de jogos e brincadeiras.

No dia 30 de agosto cada escola apresentou os resultados do projeto para sua comunidade escolar, com diversas atividades, tais como: paródias, poemas, brincadeiras, Júri Simulado e danças.

Abaixo alguns dos grandes momentos desenvolvidos pelas Escolas:

Dança com a música Pisadinha: Cada aluno resolve uma operação de multiplicação e passa a vez para outro colega que está imediatamente à sua direita, até terminar a sequência.

Turmas: 3º ano – Escola Municipal “Professora Alves de Souza”

3º ano – Escola Municipal “Professora Maria Campos Sette”

Paródias e poemas – Fatos de multiplicação: Os alunos fizeram e apresentaram poemas e paródias com as operações de multiplicação utilizando os diversos estilos poéticos e ritmos musicais.

Turmas: 4º ano – Escola Municipal “Professora Alves de Souza”

Turma:   4º ano – Escola Municipal “Professora Maria Campos Sette”

Gincana da matemática: Os alunos foram divididos em duas equipes: Sol e Lua. Cada aluno resolveu uma multiplicação, seguido imediatamente por outro colega da mesma equipe. O tempo de cada equipe foi cronometrado e a equipe que cumpriu o percurso no menor tempo foi declarada “campeã”.

Turmas: 5º ano – Escola Municipal “Professora Alves de Souza”

Júri Simulado: Os alunos interpretaram os personagens de um Júri: juiz, jurados, advogados de defesa, promotores, testemunhas de defesa e acusação e o réu, para realizarem o julgamento da Matemática. Todos se divertiram muito e no final a Matemática foi declarada inocente de todas as acusações.

Turmas: 5º ano – Escola Municipal “Professora Maria Campos Sette”

Professoras da Escola Municipal Professor Alves de Souza:

Andréa Aparecida Vieira Calais

Aiane Cristina da Silva

Josiana Soares Martins Bifano

Rejane Cirilo Damaceno Pires

Maria de Fátima Martins.

Supervisora: Márcia Aparecida Martins

Diretora: Eunice Graciana Costa Batista.

Professoras da Escola Municipal Professora Maria Campos Sette:

Adriana dos Santos Couto Bernardes

Ana Cristina de Oliveira

Flávia Machado Abrantes

Lívia Bonfim Saraiva

Maria Eni Amaral de Paulo

Simone Patrícia da Silva

Supervisora: Carla Bomtempo

Diretora: Cláudia Mara Soares Barcelos.

Texto: Wellington Domingos Gomes – Coordenador Pedagógico

Imagens: Adriana dos Santos Couto Bernardes, Ana Cristina de Oliveira, Flávia Machado Abrantes,

Lívia Bonfim Saraiva, Maria Eni Amaral de Paulo, Simone Patrícia da Silva, Andréa Aparecida Vieira Calais,

Aiane Cristina da Silva, Josiana Soares Martins Bifano, Rejane Cirilo Damaceno Pires, Maria de Fátima Martins.