No dia 05 de outubro, foi realizado na Escola Estadual Regina Pacis, no município de Raul Soares, o ”I Simpósio de Humanas do CERP”, com a participação dos alunos do Ensino Médio. Um projeto idealizado pelos professores Walter Vieira Junior (Filosofia) e Márcio José Pereira (Sociologia) e com a ajuda das supervisoras Geralda Rodrigues de Oliveira e Terezinha Márcia Amaral Batista, mediante a coordenação do professor Walter Vieira Junior e com o total apoio da direção da escola.

O Tema central foi: Um olhar interdisciplinar sobre o ser humano. O que faz o ser humano ser tão especial? E os temas paralelos, apresentados pelos alunos escolhidos para cada oficina, foram: Sociologia: As Relações Sociais e as Redes Sociais, coordenado pelo professor Márcio José Pereira e a professora Elizandra Cristina Vaz Bertoldo; Geografia: O Ser humano como colaborador do meio ambiente, coordenados pelos professores Carlos Mariano da Silva e Claudine José de Freitas; História: O Ser Humano artífice da sua própria História, coordenado pelo professor José Joaquim da Costa  e Filosofia: O Conhecimento do conceito de Pessoa na relação entre o sujeito e o outro ao longo da História, coordenado pelo professor Walter Vieira Junior.

Ao longo do ano letivo, foi apresentado aos alunos o conceito de protagonismo, bem como a importância de uma preparação para a vida acadêmica após o Ensino Médio. Dessa forma, o dia do Simpósio foi o ápice de todo esse trabalho, cumprindo assim os objetivos propostos, sendo:

Objetivo Geral -  Trabalhar de forma alternativa um tema interdisciplinar.

Objetivos Específicos – construir conhecimento por meio de pesquisa e debates; criar uma mentalidade protagonista nos alunos; produzir um material para futuras publicações; condicionar os alunos a elaborarem novos projetos.

Agradecemos a Direção, na pessoa da senhora Lucilene de Jesus Pires Mol e Cristina Campos de Paula Rodrigues, bem como a todos os funcionários que, acreditando ser possível fazer uma educação pública de qualidade, nos ajudaram a executar esse projeto.

Gostaríamos de mencionar a parceria com o comércio de nossa comunidade, no que tange ao custeio das despesas do I Simpósio de Humanas: Supermercado Entre Rios, Supermercado Mega Popular, Café Tieta, JR Lanches, O Sr. Robson (que custeou as pastas do Simpósio) e Banco Sicoob (que doou os blocos e canetas).

Texto de: Geralda Rodrigues de Oliveira e Walter Vieira Junior

Imagens: acervo da escola Regina Pacis

Para visualizar as fotos, clicar aqui.