A Matemática pode até ser considerada uma vilã na opinião de boa parte dos estudantes. Ela exige muita concentração e habilidade de raciocínio lógico para compreender o universo dos números, as formas geométricas, raízes, equações e os, tão temidos, problemas. Mas para o estudante Diego Ferreira Rezende do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual José Mateus de Vasconcelos, a disciplina é uma verdadeira paixão.

O jovem subiu ao pódio e recebeu a medalha de ouro, maior honraria da competição nacional, representando nossa cidade, Guaraciaba e a superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova após ser finalista da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição de 2022. A cerimônia de premiação dos vencedores foi realizada, na segunda-feira (05/06/23), em Florianópolis, Santa Catarina, sul do país, a qual nosso aluno esteve presente.

A olimpíada contou com a participação de mais de 18 milhões de estudantes em todo o país. Ao todo foram 500 medalhas de ouro e uma dessas veio para a nossa querida Guaraciaba.

O aluno em questão é filho do senhor Jeferson Gomes de Rezende e da senhora Romilda Célia Ferreira Rezende, ambos muito participativos na vida escolar do filho e orgulhosos pelo desempenho do mesmo em relação aos estudos.

“Fiquei muito feliz ao ver o resultado de meus estudos. Antes de conhecer a OBMEP, nunca havia olhado para a matemática como vejo hoje, é uma disciplina que me incentiva a desenvolver a criatividade, a habilidade de lidar com os números de forma eficiente e focar na resolução dos problemas e não no problema em si”, conta o estudante.

Se para muitos a matemática é uma disciplina temida, na vida do Diego, ela abriu as portas para um futuro promissor. Ele, aos 13 anos já faz curso de iniciação científica na Universidade Federal de Viçosa (UFV) por já ter sido medalhista de bronze em edição anterior e ao ingressar futuramente no ensino superior, o aluno poderá receber bolsa de estudos para se manter na universidade e a garantia de cursar o mestrado após sua graduação, tudo pelo fato de ser medalhista da olimpíada em questão.

Ressaltamos que além de nosso medalhista de ouro, cito os alunos Ana Laura Arantes Gonzaga, Yasmim Saturno Pinto, Clara Fontes Silva, Ana Rita Guedes Pinheiro, Elienay Ferreira de Sousa Sá, Ana Luiza de Souza Lourenço, Anna Clara Lopes Viana, Marcella Aparecida Andrade de Castro, Caio Duarte Castro, Wendel Pablo da Silva Viana, todos alunos da nossa escola os quais conquistaram Menção Honrosa na edição, pelo fato de fazerem uma excelente avaliação na 2º fase da olimpíada e acreditamos fielmente que poderão ser nossos próximos medalhistas em edições futuras. Além dos alunos citados, todos os professores de Matemática da unidade, Nádia Lopes, Maria de Lurdes, Natália Viana e Josimar Siqueira, receberam certificado de Honra ao Mérito da OBMEP pelo bom desempenho de seus alunos na competição.

O bom desempenho de nossos estudantes além do compromisso dos mesmos e apoio da família, é também fruto do excelente trabalho prestado pelos professores de matemática e todos os outros da equipe docente, juntamente com o apoio dos demais servidores e do compromisso assumido pela equipe da gestão escolar em consonância com a SRE/ Ponte Nova em ofertar uma educação de qualidade aos nossos jovens.

A 2ª fase da edição desse ano acontecerá em outubro. Em breve esperamos publicar novos medalhistas desta olimpíada, pois não mediremos esforços para que de fato nossos alunos brilhem.

Texto e imagem: Professor Josimar Siqueira

EE José Matheus de Vasconcelos