A equipe da Diretoria Educacional da SRE/Ponte Nova recebeu das 77 escolas estaduais da

jurisdição, cartas e desenhos produzidos pelos estudantes dentro das atividades propostas em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais.

A comemoração do tricentenário de MG tem como objetivo divulgar o estado pelo olhar das crianças e jovens e propõe o envolvimento dos estudantes em atividades que buscam valorizar a cultura e a história local.

Os desenhos foram produzidos pelos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Este formato foi escolhido por proporcionar o desenvolvimento da linguagem e do pensamento espacial da criança, estimulando a expressão de seus conhecimentos, sentimentos e reflexões. Já o gênero carta foi escolhido para ser produzido pelos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Ele possibilita a interação e se configura como importante ferramenta de aprendizagem para leitura e escrita nos diversos campos de conhecimento.

Clique aqui e conheça a coletânea de trabalhos recebidos.

A atividade faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pelas unidades escolares em celebração ao tricentenário do estado.

Para auxiliar estudantes e professores nas discussões sobre os 300 anos de Minas Gerais, foi elaborado um PET comemorativo que traz conteúdos de diferentes eixos que podem ser abordados, ressaltando características do estado, como arquitetura, patrimônio histórico, economia, entre outros. Além do PET, os estudantes também estão acompanhando as teleaulas interdisciplinares sobre Minas Gerais que estão sendo transmitidas no programa Se Liga na Educação até o dia 10 de dezembro.

Cada SRE ficou responsável por selecionar e encaminhar para a equipe da diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da SEE/MG cinco produções, sendo três cartas e dois desenhos. Os trabalhos selecionados irão compor um álbum digital.

Os trabalhos enviados à SEE/MG, selecionados pela equipe avaliadora foram:

Desenhos:

- E. E. Antônio Carlos/Alvinópolis - Gabriel de Freitas Cota - 5º ano EF

- E. E. do Grota/Jequeri - Kelly Cristina Lopes dos Santos - 3º ano EF

Cartas:

- E. E. Effie Rolfs/Viçosa - Iasmin Silva Ciro - 6º ano do Ensino Fundamental

- E. E. Prof. Manuel Rufino/Urucânia - Eduarda Ferreira Giardini - 2º Ensino Médio

- E. E. Clélia Bernardes/Sericita - Maria Eduarda Coelho Queiroz - 2º Ensino Médio

Além disso, cada escola poderá publicar as diversas produções de seus estudantes em suas redes sociais.

A SRE/Ponte Nova agradece e parabeniza a cada escola, profissional envolvido direta ou indiretamente com o trabalho, estudantes e famílias que apoiaram o desenvolvimento da proposta.

Texto adaptado do site da SEE/MG: www.educacao.mg.gov.br

Responsável pela Adaptação: DIRE/SRE-Ponte Nova.

Foto: divulgação SEE